quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

The body Shop: empresa com consciência ecológica

A empresa The Body Shop (1976), com 2500 sucursais em 62 países diferentes, fabrica perfumes e produtos cosméticos naturais e com consciência ecológica. A fundadora era uma inglesa com descendência italiana, Anita Roddick (1942- 2007).


Anita era defensora dos direitos dos animais, não fazia testes dermatológicos com eles e lutava para acabar com essa prática nos laboratórios por considerar imoral e indefendível. A empresa também se preocupa com o meio ambiente, não poluindo, reciclando e reutilizando botes, com o fim de não prejudicar a natureza, daí a cor verde escolhida pela marca (e também porque era a única cor que cobria o mofo das paredes da primeira loja, que surgiu sem muito planejamento e dinheiro). Anita era ecologista, a The Body Shop uniu- se com o Greenpeace e conseguiram provar que a queima de combustíveis aumenta o efeito estufa. Depois de muita pressão conseguiram que a Shell da Nigéria, empresa altamente poluente, criasse algumas normas de desenvolvimento sustentável e  direitos humanos.
A empresa também preocupa- se com que seus produtos sejam acessíveis, um comércio justo e levou essa ideia para várias outras empresas. A Fundação The Body Shop criou escolas e muitos outros projetos sociais, principalmente na África. Recebeu vários prêmios por essas iniciativas. Vale a pena consumir produtos de pessoas que estão preocupadas com os demais, não só com lucros e enriquecimento. Anita faleceu aos 64 anos devido a complicações da Hepatite C que contraiu por causa de uma transfusão de sangue no seu segundo parto (ela tem duas filhas).

Eu ainda não provei os produtos da The Body Shop, mas sabendo dessa história toda, serviu de estímulo, já vejo a marca com olhos de admiração. Quero experimentar os perfumes, muitos deles tem o musk como estrela, você pode comprá- los a partir de 17 euros:



Eu vou fazer uma visitinha na loja e depois conto pra vocês. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário