"Você deve usar o perfume aonde quiser ser beijada." Coco Chanel
O Chanel nº 5 foi criado em 1921 para Gabrielle Bonheur "Coco" Chanel (Saumur, França, 19/08/1883 - Paris, 10/ 01/ 1971)
O Chanel Nº5 foi o primeiro perfume criado para uma estilista, o número 5 foi escolhido porque era o número de sorte de Coco Chanel e o preto e branco do rótulo foram escolhidos porque são as cores mais presentes em toda a sua coleção de moda. Os principais ingredientes são a rosa, o ylang ylang, o jasmim e a madeira de sândalo, mas é o jasmim o forte do perfume, "não existe nenhum outro perfume com mais jasmim que o Chanel Nº5", segundo Jacques Polge, o atual perfumista da Chanel. A empresal está implicada na plantação e colheita da flor do jasmim na cidadezinha francesa de Grasse, que tem que ser colhida pelo tubo, sem apertar. A Chanel compra toda a produção de Grasse, cerca de 20 toneladas de flor de jarmim só para a produção do Chanel Nº5.
Coco Chanel queria um perfume especial, que superasse todos os outros e pediu ao perfumista Ernest Beaux que criasse tal perfume, ele então utilizou os mais finos ingredientes que tinha a sua disposição e usou aldeídos que fazem com que a essência fique super misturada, sem a possibilidade de identificar os ingredientes separadamente.
Ernest Beaux
O que torna o Chanel Nº5 atemporal? Fora o charme e glamour, há um outro elemento essencial, o mistério: ele não é facilmente identificado, porque muda com a pele de cada mulher. Várias mulheres famosas usaram esse perfume, como a Marilyn Monroe, e quando lhe perguntaram "O que você usa para dormir?", ela respondeu "Duas gotas de Chanel Nº5".
Grasse é considerada a capital mundial do perfume, a cidade produz flores para trinta das mais importantes empresas perfumistas do mundo, na foto acima os campos de lavanda. Existem visitas guiadas para conhecer as fábricas e os campos de flores.
No princípio só existia o extrato do Chanel Nº5, que era colocado na pele com uma espécie de aplicador, depois foi criado o spray e duas versões diferentes, o parfum e o toillet. O parfum mantem a mesma essência do extrato e no toillet foi acrescentado a madeira de sândalo. Particularmente, eu prefiro o original, sem a madeira de sândalo. O parfum é mais concentrado e se expande menos que o toillet. Essa diferenciação serve também para outros perfumes.
Esse é o perfume top 1 dos meus preferidos, com ele me sinto poderosa, cheirosa, phina: o Chanel Nº5.
A terceira versão do Chanel Nº5 surgiu mais recentemente, a Première, que é um perfume mais fácil, mais leve, que pode agradar a mais mulheres.
O seu idealizador é o atual perfumista da Chanel, Jacques Polge.